Sunday, May 1, 2011

12 semanas

Na medida em que vinha melhorando, a necessidade de escrever diminuíu.
Uns dois dias antes de completar 3 semanas do dia da aplicação da injeção, algumas manchas voltaram a piorar. Na região em volta das axilas (principalmente da esquerda), ficou horrível (não logo de início, mas ela foi piorando, piorando...). Na verdade, eu tinha minhas dúvidas de que era a pitiríase, pq ficou muito pior do que em qq outro lugar e era uma mancha que já começou emendada... A mancha do ombro/braço direito tb voltou a piorar bastante. Ficou muito ressecada de novo... Ainda não está boa. Na mão esquerda tb. Foi até engraçado, pq a mão ficou toda boazinha, com exceção da pele perto do dedão até encostar no pulso. Por algum motivo, só ali não sarou. No pulso direito tb reapareceram umas três. Fiquei preocupada. Até pensei em tomar mais uma injeção, mas fui levando com a Drenison (que, na verdade, é creme e não pomada). Isso na mão. No ombro, já estava na fase da descamação e nas axilas não quis arriscar, por não ter certeza de que eram manchas da pitiríase... Desde a última vez que escrevi fiz uma viagem e, dentre os destinos que visitei, fui a Las Vegas. Lá, a situação piorou muito. Eu não sabia nem que o clima lá era tão seco, nem que isso me afetaria, mas atrapalhou e muito. Não coçava, nem nada, mas as manchas ficaram bem piorem enquanto fiquei por lá... Foi a pior fase da axila esquerda (há duas semanas). E só me dei conta de que era devido ao clima seco depois que saí de lá e fui para outra cidade onde estava chovendo. Foi impressionante, a mudança.
Amanhã completam-se as 12 semanas que tantos sites dizem que leva para a gente se curar, mas ainda acho que vai levar mais umas duas semanas no mínimo para eu estar totalmente curada. Melhorei bastante essa semana passada e, na verdade, acho que, no geral, mesmo que me vissem de biquini, a maioria das pessoas não notaria os resquícios das manchas. Tocando, dá para perceber que minha pele não está toda lisinha, que ainda há vários locais onde a pele está ressecada, mas o momento mais crítico é após o banho. Elas continuam realçando depois de expostas a água quente. É nessa hora que dá pra ver com mais clareza onde elas ainda não sumiram. É basicamente abaixo da cintura, na parte das costas e nas coxas. Há uma grandinha abaixo na canela esquerda e ao redor da axila esquerda ainda está bem prejudicado, mas nada comparado ao que estava. Acho que o corticóide da injeção interfere na forma de cicatrização. As manchas que tenho abaixo da cintura estão ressecadas, com um resquício de vermelho, mas é diferente das outras que tive... como se fossem riscos avermelhados aqui e alí, onde há manchas... o vermelho vem ficando cada vez menos intenso... já as das axilas, clarearam bastante, ainda estão clareando, mas não vejo sinal de descamação... São todas diferentes umas das outras...
Quando passou o efeito da injeção, até no pescoço uma região voltou  a ficar avermelhada e ressecada. Acho que passei corretivo algumas vezes, mas não demorou muitos dias para o vermelho sumir e ficar só ressecado. O hidratante resolvia. Tb me lembro de ter voltado a ver um vermelhinho acima do olho direito, mas não passei nada lá, não. Não estava muito forte e depois clareou...
Bom, eu continuo tendo que passar hidratante (Victoria's Secret) nas regiões mais ressecadas e mesmo assim ainda coça nas coxas, nas costas abaixo da cintura. É pior quando me estico e consequentemente a pele tb se estica... Talvez por não estar passando o hidratante mais de uma vez. Costumo passar só após o banho. No ombro, por ser mais exposto, tem dia que passo mais vezes...
A queda de cabelo está mais ou menos estável... Estou tomando 2 pantogar por dia e passando a fórmula com corticóide no cabelo. Na minha opinião, poderia estar caindo menos cabelo, sim, mas já caiu muito mais... nem sei. Durante o banho não acho que esteja caindo tanto, mas ao longo do dia percebo vários fios caindo... podia estar melhor...
De qq forma, felizmente, com relação à pele, agora que voltei a escrever aqui percebo o tanto que estou melhor. Depois que passa, é difícil de acreditar como estávamos... De fato, aparentemente não fiquei com nenhuma cicatriz ou mancha, não. Acho que a tendências das que ainda não sumiram é desaparecerem por completo como as que "já" se foram... Só percebi uma mancha marrom, dessas de sol, aparecer no meu colo... Sabe-se lá se essa descamação acelera o envelhecimento da pele... Ela com certeza não estava lá antes (ou então era bem menor...). Ela surgiu depois que sumiu o vermelho e após parar de descamar naquela região.
No mais, só me resta rezar para nunca mais voltar a ter esse problema... Deus me livre.

11 comments:

  1. Olá! Fiquei feliz por você ter voltado a escrever, pois meu esposo começou com várias manchas pelo corpo, fomos ao médico que disse ser urticária e tratou durante 5 dias, voltamos ao médico e um novo tratamento para fungo. Na terceira vez a começaram a desconfiar de Pitiríase, pelos sinais e sintomas cada vez tenho mais certeza, e pesquisando achei teu Blog, que nos ajudou muito a não nos apavoramos com a evolução da doença, semana passada ele fez Hidrocortisona 500mg EV e raspagem das lesões para exame. Acho que isso tudo começou fazem umas 5 a 6 semanas, então sei que temos muito ainda pela frente. Obrigado por compartilhar este teu tormento, pois ele nos ajudou muito.

    ReplyDelete
  2. Meu nome é Kelly, tenho 28 anos. Eu queria parabenizá-la pela sua atitude de compartilhar estes momentos difíceis. Há alguns meses apareceu um medalhão na minha coxa. Eu pensei que fosse algum tipo de micose e usava a pomada Vodol mas não adiantava nada. Dia 19 de abril apareceu várias manchas vermelhas no meu pescoço, achei que era por causa de uma correntinha que eu estava usando, imaginei que fosse uma alergia a níquel, mas as manchas começaram a se espalhar pelo rosto, braços... Eu comecei a ficar apavorada, pois nunca havia sentido uma coceira tão forte no corpo, apesar de ter sofrido com algumas alergias no passado. Como não tenho convênio, paguei uma consulta particular, a média fez o diagnóstico de pitiríase rósea. Me passou uma loção para o corpo e um remédio para eu tomar. Eu pesquisei sobre está doença na Internet, mas não queria acreditar que era isso apesar das fotos das manchas na Internet serem idênticas as que apareceram no meu corpo. Comprei a loção, fiquei com receio de tomar o remédio, mas essa locão que a dermatologista me passou me dava muita queimação talvez fosse da própria pitiríase, mas apesar disso fique com receio e descontinuei o uso da loção e preferi procurar outra dermatologista para ter uma 2ª opnião. O diagnóstico, foi o mesmo, o que eu não queria ouvir pitíríase. Está segunda me passou dois medicamentos, uma locão (essa pelo menos nao arde) e um comprimidos(me dão sono e eu fico um pouco enjoada apesar disso, estou seguindo o tratamento indicado) Eu estou me sentindo muito mal com está doença. Quando tiver um tempinho não deixe de postar sua melhora e seus progressos, para me dar animo para eu continuar a me tratar a médica me falou que a cura demora por volta de dois meses e as manchas desaparecem. Mas mesmo assim as vezes eu fico desanimada. Eu não costumo fazer comentários na Internet, mas eu precisava desabafar um pouco. Desejo-lhe melhoras. Atenciosamente. Kelly

    ReplyDelete
  3. Luíza, fico feliz por ter ajudado você e seu marido. Kelly, vc tb. A intenção, além de desabafar, era essa, mm. Muito obrigada pelos comentários e melhoras pra vocês. É duro, mas vai passar. O meu caso foi meio grave. De repente, vcs se curam com menos tempo, né? Boa sorte. Um abraço.

    ReplyDelete
  4. Saber que vc está melhorando é um alívio para mim, vejo q posso tr esperanças!! Ainda não fui diagnosticada com pitiríase rósea, mas existe grande probabilidade de ser isso a grande causa de meu transtorno. Vie as suas fotos e outras na internete e as manchas são bastante parecidas, diria até q são iguais! O meu medalhão apareceu no braço direito, perto da axíla, pensei q tivesse sido causado por uma picada de mosquito e não liguei. Logo apareceram outras manchas em meu corpo e a coceira começou a incomodar, foi ai então q decidie marcar uma consulta com minha dermato. Ela disse q era uma micose causada pela baixa imunidade e pela mudança de clima, me passou o creme trok (cetaconasol + betametasona) e 4 comprimidos de fluconazol para tomar de 8 em 8 dias. Durante o uso da medicação as manchas até melhoraram, a vermelhidão e a coceira diminuiram, mas novas manchas continuavam a aparecer e ao término da medicação (para o espanto e desespero) tudo piorou. As manchas q tinham secado, voltaram, juntas cm milhares de novas manchas, mas não está tão espalhado pelo meu corpo como ficou em vc, as manchas se localizam mais nas cochas, bumbum, quadril, costas, braços e axílas. Voltei na dermato q me solicitou um exame, cujo resultado demorarou 7 dias pra sair. Peguei o resultado na sexta e vou retornar ao médico na segunda. Mas está tudo muito ruim, as manchas estão muito vermelhas e doloridas, pois não consigo me controlar e acabo passando a unha! Vou tentar o banho d sol e voltar a usar o trok q d crta forma aliviava a coceira e a aparencia d monstro. Não sei ao certo qndo o medalhão apareceu, mas acredito está na 9ª semana desse transtorno. Obrigado por compartilhar conosco seu sofrimento, estimo d vrdade sua melhora completa! bjo

    ReplyDelete
  5. Olá...estou super contente em ter encontrado o seu Blog. No início de abril notei uma mancha em minha testa. Vários dermatologistas e cremes...e nada de cura. No dia 05 de maio minha barriga e costas de uma hora para outra, pintaram. Vários dermatologistas, vários diagnósticos, várias pomadas, etc,etc e nada. Decidi procurar na internet e me deparei com a sua história. Foiquei emocionada porque vi que não estou sozinha. Até as manchas estarem melhores de manhã dando um certo alívio falso para acabar com a chegada da noite, vc falou...amanhã tenho um novo encontro com outro dermatologista levando em mãos uma sacolinha com TUDO o que já me passaram...porém vou levar algo a mais...a sua história tão parecida com a minha...estou muito abalada com tudo, porém fica mais fácil quando sei que um dia vou ficar curada. Um beijo em seu coração

    ReplyDelete
  6. Li todos os seus posts, desde o início da doença e os tratamentos pelos quais passou. Estou com pitiríase há umas duas semanas e meia. Também fiquei indignada com os dermatos que fui e não investigam logo pra ter certeza do que é. Pelo que já li, em alguns estágios, pode ser confundida com várias outras doenças, algumas bem mais graves, como é o caso da sífilis secundária. Pensando nisso, e na falta de atitude dos dermatos, que não me passaram nem um hemograma, fui ao meu ginecologista e pedi que passasse uma bateria de exames para isolar as possibilidades mais trágicas. Antes pitiríase que sífilis, né? Ele (o ginecologista) suspeitou de rubéola, mas eu não tenho febre, na verdade o único sintoma mesmo é a coceira. de qualquer forma, fiz a sorologia para rubéola também. o resultados dos exames só saem dia 09/12. senti o corpo quente alguns dias atrás, mas depois não mais. algumas erupções parecem estar a sumir, alargadas e esbranquiçadas. Mas outras mais estão começando. no meu caso, a maioria fica em áreas menos visíveis: tronco, parte interna dos braços, atrás das coxas e batata da perna, costas, e atrás da orelha. mas nada visível no rosto, pelo menos até agora. o primeiro dermato passou dexametasona para ser misturada ao hidratante e passada no corpo e também allegra, não adiantou. o segundo dermato passou um antihistamínico mais forte, dá um pouco de sono, Hixizine e uma pomada a base de betametasona. Melhorei da coceira no geral. Mas vez por outra tenho uma forte coceira nos mamilos. Como é uma região muito sensível, procuro me controlar mais ainda. Esse sintoma ainda não vi descrito em nenhum lugar. Será que tem haver porque estou perto de menstruar? você observou se seus sintomas pioravam nesta fase? também apareceu uma descamação no pubis, espero que não inventem de aparecer na mucosa, enquanto for na parte externa, menos mal. Não vejo a hora disso acabar. Pior que já li sobre casos que duraram 7 meses. O seu durou quanto tempo? 3 meses? bom, certamente se comparado ao seu, meu caso é fichinha. o que de certa forma me alivia e dá esperança que talvez me cure antes, né? Valeu pelos posts. Sigo lutando.

    ReplyDelete
  7. boa noite, hoje procurando mais à fundo sobre o problema deparei-me com seu site e li TODO SE PROCESSO, nossa que luta. Bom, desde 20 de marco que meu noivo viu a primeira ela fica na popa da nádega, achei que fosse misoce, como tinha foldan em casa usei 1 semana, nada melhorou, ela só foi aumentando e surgiram mais 3 novas 2 no braço diteiro e uma na lateral do seio esquerdo, aí resolvi procurar 1 dermatologista, inicialmente ela falou que poderia ser Bicho geográfico, passou pomada fungicida e comprimido, não melhorou , na verdade essas ficaram bem inflamadas e maiores e começou prurido que não tinha tido até então. procurei outra de referencia, aqui no RJ ela me passou candicort(pomada só para as maius vermlehas e que coçavam), minha evolução foi bem inferior à sua , em questões de quantidade, mas o tempo já está anormal,pois Placa mãe na popa da bunca ainda existe , por um período ela ficou clara ,mas agora está escura e descamwndo muito a textura da pele é horrível. essa pomada Candicort ajudou na coceira,mas começaram a surgir outras em torno de 1,5cm de diâmetro até 4 cm de diâmetro, espalhadas pela barriga, lateral da cintura, virilha, coxa cervical, onde fica tendo contado com costura da calcinha e fecho do sutiã(essa observação me causou estranheza,aconteceu parecido contigo ou alguém aqui???)
    Bom, ainda estou na luta, hoje elas aumentaram de tamanho todas as que continuaram,mas nunca opassara de umas 50 manchas e elas não criaram outras placas mãe, só a da popa da nádega mesmo. Estou passando a uns 4 meses por um estresse demasido notrabalhoe faculdade e percebi uma queda de cabelo, roer unhas(o que nunca fiz) muito grande , estou arrancando cabelo (tricotilomania) precisei nesta ultima semana procurar um psiquiatra, que me passou ansiolítico e calmante . Será que a queda de cabelo pode ser por causa da pitríase rósea? Ah.... assim como você a Dermato que me passou o candicort "associou" a aparição com este treco(rsrs) à quantidade de remédios ingeridos num período anterior (eu havia feito retirada de sisos e foi traumático,tive que tomar antibióticos, remédios fortes para dor eantiinflamatórios ) antes dos sios tratei um probelma dos tornozelos com antiinflamatórios e tenho pangastrite e tomo pantoprazol. Cara..... (zeca pagodinho na minha vida...."Zé meningite" aff.

    ainda estou nessa com menos manchas, mas elas estão maiores e amarronzadas (sou mjuito branca ,já viu que lindo né) e descamando, só as das laterais dos seios que continuam à coçar.


    obrigada por dividir sua história, aguardo uma ajudinha em entender esses meus quase 3 meses

    ReplyDelete
  8. Olá! Já faz alguns anos que tive esse problema e nem me lembro mais dos detalhes. O máximo que posso te orientar é de ler meus registros aqui no blog, mesmo. De qualquer forma, nunca mais tive nada e minha pele voltou ao normal e está tudo ótimo. Boa sorte!!

    ReplyDelete
  9. que bom, obrigada, vou continuar aqui na luta.

    ReplyDelete
  10. Nossa gente. Sou branquinha igual a moça desse blog. Estou no 18 dia, e tenho algumas manchinhas vermelhas mas são umas 5 só por ai... O resto ficou marrom/marrom claro ou sumiu... O amarronzado volta ao normal? Esse é meu medo pois tenho bastante manchinhas marrons :(

    ReplyDelete