Saturday, July 2, 2011

Eflúvio Telógeno

E a saga continua, minha gente.

É o seguinte: a queda de cabelo continuou e continua a ser um problema. Procurei outro dermatologista e ele me falou do eflúvio telógeno. No site  http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/efluvio_tel.shtml peguei uma definição:


"Eflúvio telógeno
O que é?
Queda intensa de cabelos que estão na fase telógena. Podem ser várias as causas que determinam o surgimento do eflúvio telógeno, como: pós-parto, interrupção do uso de pílulas anti-concepcionais ou de reposição hormonal, infecções e doenças acompanhadas de febre alta, traumas físicos e/ou emocionais, pós-operatório, doenças da tireóide, deficiências nutricionais (ferro, zinco e proteínas) ou dietas muito restritivas (com ou sem medicamentos)."


O que o dermatoligista me disse foi que a pitiríase se enquadraria em uma espécie de infecção e causaria a queda de cabelo por um período de até 6 meses após o problema... Como eu, por maldita coincidência, interrompi o uso do anticoncepcional lá pelo meio da doença, isso com certeza não ajudou... E o fato de eu, aparentemente, ter uma certa tendência genética (alopécia androgênica), tb deve ter atrapalhado bastante... Portanto, talvez em mim o problema tenha sido pior por essas razões, mas essa é a minha realidade. Bom, antes de mais nada, se estiver com pitiríase rósea e tomando contraceptivo, não aconselho que interrompa o uso da pílula por vários meses.
Faz pouco mais de um mês que me consultei com esse dermatologista pela primeira vez, mas estava sem ânimo para voltar a escrever. O cabelo só caindo e caindo. Quando o cabelo está molhado, é quando percebo mais o quanto ele diminuiu em quantidade. Meu cabelo é longo e, quando seguro na posição de rabo de cavalo, acho que ele está pela metade... É triste. Mas já voltei ao médico desde o início do tratamento, há um mês, e, após uma análise sob uma lupa especial, ele disse que já há vários fios voltando a crescer...
Na verdade, eu não percebo a diminuição da quantidade só no comprimento, não. Há várias semanas, estou conseguindo ver um reflexo maior da luz em duas partes do meu couro cabeludo: perto da divisão do cabelo e da linha frontal do cabelo (acima da testa). Basicamente, estou vendo mais do couro cabeludo nesses locais, mas praticamente só percebo isso no espelho do meu banheiro. Não é com qq luz e em qq lugar que realça, não... e talvez eu veja mais pq a gente repara mais tudo que é na gente, mesmo, mas que há essa diferença, há, sim... Ele está mais ralo. Procuro abstrair um pouco, mas quando passo a mão no cabelo, a rigor, a rigor, eu tb sinto que tem menos cabelo... Se está crescendo, maravilha, mas não dá pra ficar tampando o sol com a peneira... Por alto, eu diria que estavam caindo mais de 300 fios por dia. Talvez uns 350 ou até mais... Sendo que o normal seria de 100 a 150 fios... apesar de que, o meu dermatologista atual disse que seria de 80 a 100... De qq forma, eu diria que, com um mês de tratamento, a queda diminuiu em uns 25 a 30%... Ainda continua caindo muito, com certeza, mas diminuiu, sim. Eu estava tendo que tirar o bolo de cabelo do ralo do chuveiro toda vez após o banho e, atualmente, já não está sendo mais necessário fazer isso toda vez. Mesmo quando eu tiro, a quantidade está um pouco menor...
Vou te falar uma coisa... a gente tem muito cabelo. Só sabendo o quanto caiu para não se impressionar com o fato de que não aparenta tanto... É claro que alguém pode ter percebido e não ter comentado, mas, com toda sinceridade, se eu não soubesse da minha queda intensa, me olhando assim, em qq espelho que não seja o do meu banheiro, acho que não parece. Sinceramente. É claro que estou usando shampoos de R$ 40 a R$ 60 e eles com certeza ajudam a dar volume. Sem dúvida, isso vem fazendo toda a diferença, mas, mesmo assim, é impressionante.
Hoje, mesmo, estava conversando com a minha cunhada sobre a minha queda. Ela me conhece há quase 9 anos e é do tipo que fica quieta em vez de falar o que não pensa. Ela disse que parece que eu tenho muito cabelo... Não acho que ela estava dizendo pra me agradar, mas pode ser, claro. Que eu fiquei mais tranquila, eu fiquei.
Eu uso o shampoo Arcolan segunda, quarta e sexta (tem que deixar agindo por um tempo; não lavar imediatamente após aplicação) e o Anaphase nos demais dias. Às vezes, eu uso outro em vez do Anaphase, mas não arrisco muito, não. Dá pra perceber que a oleosidade é maior nos dias seguintes. Lavo o cabelo todos os dias. Estou usando uma loção com hormônio feminino antes de dormir (o cabelo tem que estar um pouco molhado), De manhã, passo Avicis. À noite e de manhã, passo tb o Therapsor, para evitar coceira. Diz o médico que tb ajuda a fazer crescer cabelo. Voltei a tomar o anticoncepcional há uns 17 dias. Agora estou experimentando o Qlaira. Pra parte ginecológica, estou achando melhor do que os outros que vinha testando. Pro cabelo, não tenho como ter uma opinião ainda... O médico analisou meus exames e disse que minha ferritina estava baixa, então, estou tomando um complemento de ferro, além do Inneov Nutri-Care, duas vezes ao dia durante as refeições (ele me deixa com gosto de peixe na boca depois, por causa do Omega3). Como voltei ao médico essa semana, e expus meu desespero, ele tb me passou 40mg diários de Predsim (corticóide) durante 5 dias, que não sei se fizeram efeito, não (hj foi o 5º dia)... Perguntei pra ele o que ele achava de eu tomar o Pantogar junto com o Inneov, se haveria algum problema, e ele disse que não. Me passou 3 ao dia, mas ainda não comecei a usar, não... Estava esperando pra ver se o Predsim iria fazer algum efeito... E tem hora que não sei se estou exagerando... A única coisa que ele não quis me passar foi o minoxidil, por achar que já estou passando muita coisa...
Tive uma coceira bem chata durante uns três dias, um pouco antes de voltar ao médico e o Therapsor não estava resolvendo muito não. Comentei com ele, mas o que ele me passou de diferente foi isso: o Predsim e o Pantogar (pq eu pedi). De qq forma, a coceira parece que parou...
O que mais me animou pra voltar a escrever foi o programa Espaço Aberto Saúde que passou hoje à noite. A dermatologista Bruna Duque Estrada falou sobre o eflúvio telógeno. Ela não falou sobre a pitiríase, mas falou sobre infecções causarem uma queda de cabelos (ela chamou de causa de base) e que essa causa de base pode ter acontecido 3 meses antes do início da queda aumentada (lembrando que até 150 fios por dia é considerado normal). Me identifiquei com isso. Ela disse que essas causas para o eflúvio telógeno podem alterar o metabolismo dos fios e fazer com que os fios passem, precocemente, para essa fase de queda. E fiquei feliz quando ela disse que, em geral, mesmo sem um tratamento, os pacientes conseguem recuperar esses fios; que num prazo de 6 meses a 1 ano isso já está completamente recuperado...E foi essa boa notícia que me fez voltar a escrever. Meu dermatologista me passa bastante confiança e continuo com ele por isso, mas esse tipo de tratamento requer muita paciência... tem hora que a gente não sabe no que acredita, perde o otimismo, então, ouvir um profissional (num programa de televisão minimamente confiável) reafirmar aquilo que o nosso médico nos disse e ir até um pouco além, é reconfortante, sim...

Espero que vocês tenham mais sorte do que eu, mas, se tiverem o mesmo problema, espero que essas informações ajudem.

4 comments:

  1. Nossa! Li alguns dos seus posts (fui diagnosticada com a mesma doença) e fiquei impressionada como a situação chegou a esse ponto. Os médicos te deram alguma explicação?
    Estou super preocupada com meu estado. As manchas só estão aumentando (mesmo que lentamente) e coçando bastante...

    ReplyDelete
  2. Seria bom vc dar uma lida no blog como um todo, pois eu explico tudo que aconteceu comigo, tudo o que me disseram e o que eu li a respeito. Espero que seu caso não seja tão severo. Boa sorte.

    ReplyDelete
  3. Meu nome e Kelly, postei alguns meses atrás neste blog, levei dois meses para me curar desta doença e não fiquei com nenhuma mancha. Na época fiquei desesperada, para quem estiver passando pela mesma situação é importante procurar ajuda médica, ter paciência e manter o controle por mais que seja difícil. Desejo melhora a todos que estejam passando por este momento difícil.

    ReplyDelete
  4. Meu caso é parecido com o seu. Há anos, tenho uma queda acentuada dos cabelos que se inicia no mês de janeiro e vai até março/abril, quase todos os anos. Fiz de tudo e o problema continua, esse ano aconteceu novamente. O bom é que nasce todos os fios novamente, agora por exemplo, estou com muitos fios de 4 cm na cabeça inteira. E, não sei se procede, mas acredito muito na minha capacidade de analisar a mim mesma, principalmente após esses anos todos me observando e cheguei a algumas conclusões sobre essa queda:
    - Ocorre sempre no verão;
    - Nesses meses sinto uma certa coceira no couro cabeludo, embora não tenha caspa;
    - A coceira melhora um pouco com shampoo para fungos;
    - Fungos se proliferam no verão;
    - Fungos fazem cair cabelos;
    Conclusão: Grande chance de eu estar com fungos que se desenvolvem em algum objeto/coisa/ser/etc. e que eu tenha contato. Me lembrei de um travesseiro que durmo há exatamente o mesmo tempo que tenho a queda (+ ou - uns 12 anos)e que NUNCA LAVEI. Não sabia que teria que trocá-lo periodicamente e eu simplesmente trocava a fronha semanalmente - isso só não basta - o fungo se desenvolve dentro dele e tb dentro do colchão.
    Então, não sei se é o seu caso, mas quando joguei o meu no lixo, comprei um travesseiro anti-ácaro e passei a usar com eficiência o shampoo Klinse (lavo diariamente, 2 lavagens e deixo agir por 5 min em cada uma) não senti + coceira e meu cabelo parou de cair. Ah, tomo tb diariamente um medicamento para diminuir a oleosidade da pele (Espironolactona) e Pantogar (2xdia).
    Esse pode não necessariamente ser o seu caso, mas serve de alerta e vc poderá conversar com a sua médica sobre isso. Boa sorte!
    Bárbara

    ReplyDelete