Monday, July 18, 2011

Cetoconazol

O meu post anterior recebeu um comentário muito interessante, ao qual gostaria de dar destaque. O que eu acho é o seguinte: converse com algum médico sobre os efeitos colaterais desse medicamento. Se não fizer mal, não custa tentar. Se fosse eu, no auge da minha doença, eu testaria. Ainda mais tendo em vista que fez efeito com tão poucos dias.


"Joao Luiz said...

No feriado do dia 23/06/11 (quinta-feira) notei algumas manchas nas minhas costas (dorso). No dia anterior, posso garantir que não havia nenhuma pois tenho dermatite seborréica (aqueles fungos no couro cabeludo, que, se não tratarmos, causam irritações na pele, nas costas principalmente), e devido a isso, sempre estou de olho para ver se está tudo bem.
Procurei o dermatologista a que sempre fui (desses que atendem também em posto de saúde e têm uma boa experiência...) e na hora ele disse ser Pitiríase Rósea.
Me disse que duraria de 2 a 3 meses, que não existe medicamento para isso, teria que aguardar mesmo até sumir com o tempo e que ele mesmo já teve isso.

Procurei outros dois dematologistas e ambos também disseram ser o mesmo, e sem medicamentos.

Bom, resolvi fazer este comentário aqui, pois como disse antes, também tenho dermatite seborréica devido aos fungos no couro cabeludo e que o mantenho sob controle utilizando um shampoo feito em farmácia de manipulação.
Quando este fungo ataca com maior intensidade, também tomo via oral o CETOCONAZOL (comprimidos) até que volte tudo ao normal.

Há exatos cinco dias atrás, começou uma dermatite nas costas, junto com a Pitiríase e comecei a tomar o CETOCONAZOL.
Dois dias após o início com este medicamento (caixa com 30 comp. = R$50,00) notei que as manchas da pitiríase que já estavam espalhadas da linha da cintura para cima, começaram a clarear e hoje praticamente sumiram e as primeiras que apareceram começaram a ressecar.

Não sei dizer se foi o CETOCONAZOL que, de alguma forma, agiu também contra a Pitiríase ou se no meu caso ela irá durar somente um mês.

Pretendo ir ao dermato na segunda agora (18/07) e notificá-lo do que está acontecendo."

Obrigada pela contribuição, João Luiz!!!

17 comments:

  1. Alessandra, muito obrigado pelo destaque do meu comentário em seu blog!

    Como prometido, estou aqui postando este comentário após ter ido ao dermato para avisá-lo de que as manchas da pitiríase estavam sumindo.

    Hoje posso dizer que todas as manchas sumiram, não sobrou uma! Só ficaram três pontos na pele com algum ressecamento e que praticamente não aparecem.

    Ele me disse que não tem idéia do que aconteceu, de que não é possível dizer se foi o cetoconazol receitado por ele a alguns anos atrás para a dermatite seborréica em casos agudos ou se de alguma forma a pitiríase durou pouco.

    Disse nunca ter visto isso acontecer com outros pacientes com pitiríase.

    Ele enfatizou e que fique bem claro que não existe como saber se o medicamento foi o responsável pela regressão da pitiríase.

    Como preciso tomar o cetoconazol durante 10 dias devido a dermatite, ao final deste período e após, se não houver nenhum retorno das manchas, terei me livrado desta tal de Pitiríase Rósea que nunca havia escutado falar.

    ReplyDelete
  2. Ontem fui ao dermatologista e ele diagnosticou Pitiriase Rósea, começou com o medalhão no dia 13 de agosto e pelo que li aqui e pelo que o dermatologista me falou terei pela frente mais algumas longas semanas, neste momento muito prurido e hoje principalmente no couro cabeludoe pescoço, também estou me sentindo um monstro, a parte do tronco do meu corpo esta completamente tomada por manchinas vermelhas e que começas a ficar com a sua parte central mais seca, acabei não perguntando para o dermatalogista se poderia utilizar o hidratante, mais através do seu blog vi que ajuda bastante, também não sabia que pegar um pouco de sol matinal auxiliaria, bom também. Obrigada pelos comentarios e pelas dicas. Abraços

    ReplyDelete
  3. Olá semana passada meu namorado foi diagnosticado com pitiriase rosea, as manchas estavam só no tronco. A medica falou que demora de 2 a 8 semanas pra sarar, não tem remedio pra curar nem nada oq fazer, ela disse tambem que quando começar a descer pras pernas é sinal que a cura esta proxima. Mas de la pra ca as manchas pioraram muito e ele ta reclamando que ta começando a coçar em alguns pontos. Gostaria de saber se vc sarou da sua e se tem alguma coisa que descobriu pra amenizar o quadro. Obrigada

    ReplyDelete
  4. Oi me encontro neste momento com Pitiriase Rosea, já faz um mês, tomei os medicamentos receitados pelo médico cá em Portugal, começaram a aparecer nas pernas a basicamente 1 semana, sinto-me como um monstro!!!
    Tenho apanhado sol e nas costas e ombros tem diminuido bastante, a pergunta é: " As manchas desaparecem por completo ou fica sempre alguma marca"?
    HELP ME PLEASE!

    ReplyDelete
  5. No começo dos sintomas da pitiríase rosea o dermatologista que consultei, não conseguiu idetificar a doença como pitiríase e achava que deveria ser algum fungo! Por conta desse diaginóstico totalmente errado, tomei muito CETACONAZOL e tbm tive a impressão de ter ficado curada, pq o cetaconazol aliviava a coceira e as manchas ficavam mais claras. No entanto, qndo eu acordava no outro dia as manchas estavam sempre maiores e mais vermelhas. Tomei cetoconazol por um mês, qndo acabou esse período a pitíriase piorou. Como o médico insistia em dizer que era fungo e queria manter o medicamento, fui a um alergista que diaginosticou a pitiríase, tinha outros pacientes com a doença e ele mesmo ja tinha tido pitiríase. Comecei a tomar antialérgico, não lembro o nome mas era a base de corticoide, e por sinal engordei bastante. Foi o que melhorou e aliviou os sintomas até passar o período da doença! Para mim, o CETACONAZOL não resolveu nada, deu apenas uma falsa sensação de melhora!

    ReplyDelete
  6. Meu médico diagnosticou pitiríase e receitou cetoconazol pomada e pra mim, no dia seguinte as manchas já estavam mais claras. Mesmo clareando bastante, ele indicou que eu continuasse a passar por sete dias. Depois disso ele vai me consultar novamente. Gente minhas manchas estavam muito vermelhas , já estava desesperada pq não coçava. As vezes dava uma leve pinicada. Mas tenho uma dúvida: essa doença volta?

    ReplyDelete
  7. Meu médico diagnosticou pitiríase e receitou cetoconazol pomada e pra mim, no dia seguinte as manchas já estavam mais claras. Mesmo clareando bastante, ele indicou que eu continuasse a passar por sete dias. Depois disso ele vai me consultar novamente. Gente minhas manchas estavam muito vermelhas , já estava desesperada pq não coçava. As vezes dava uma leve pinicada. Mas tenho uma dúvida: essa doença volta?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Parece que é bem raro, embora seja possível. Costuma ser uma vez na vida, mesmo. Boa sorte!!

      Delete
  8. Ola! quanto tempo ao todo durou seu processo até curar?

    ReplyDelete
  9. Boa tarde,
    Em maio de 2018 tive uma crise forte de enxaqueca e tomei varios medicamentos na veia e logo apos uma crise de sinusite com antibioticos. 1 semana depois meu corpo lotou de manchinahs vermelhas que coçavam muito. Fui em varios dermatologistas, fiz biopsia e deu pitiriase rosea. Inclusive uma me mandou tomar predsim por 15 dias fora outros remédios para passar.Ela ainda estava na duvida se era mesmo pitiríase. Dai fiquei com medo de tomar esse tanto de remedio , fui em uma dermato de confiança. Foi outro nivel. Ela extremante segura do que estava falando, me impediu de tomar corticoide pois disse que não iria resovler e que tinha muitos efeitos colaterais. Pediu para ter paciencia que ela a doença iria embora e nao iria deixar marcas. Para nao ficar encanada nisso. Me passou apenas clob x nas que estavam coçando muito, creme para hidratar e tomar sol 10 a 15 minutos sempre que eu pudesse. E me passou hixizine para tomar a noite para aliviar as coceiras. Gente incrível...em menos de 2 semanas as manchinhas começaram a sumir e hoje estou 95% livre delas. Tenham paciência. Vai sumir. Cada um no seu tempo.

    ReplyDelete
  10. Meu filho está com pitiriase Rosea.
    A doença foi descoberta quando ele estava no Havaí e o médico de lá receitou acyclovir 800mg 4x ao dia durante 7 dias e melhorou.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Com base no conceito de HHV-6 ou HHV-7 como causa da erupção, são relatados ensaios de medicamentos antivirais. O regime posológico padrão de aciclovir (400 mg cinco vezes ao dia durante uma semana), ou doses superior (800 mg cinco vezes ao dia por 1 semana), usadas logo após o início da erupção, pode levar a uma resolução mais rápida das lesões da pele.

      Eu usei Aciclovir 400 mg 5x ao dia por 1 semana, mas não adiantou em nada porque a coceira continuou terrível e as erupções não cessaram em nada, somente depois de 10 dias que as erupções pararam.

      Delete
  11. Usem iodo povidine. Em duas semanas as minhas lesões desapareceram completamente!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Então não foi Pitiríase Rósea ! Ninguém fica bom antes de 1 mês.

      Delete

  12. Estou com Pitiríase Rósea desde 26/01/2020 e fiz um blog sobre o assunto. Se alguém se interessar e quiser deixar comentários, serão super bem vindos. E boa sorte para a gente! Meu site é:
    https://pityriaserosea.blogspot.com/2020/02/fui-ao-dermatologista-com-um-edema.html

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tentei acessar seu blog mas esta fora, vc ainda tem o conteudo, me manda no zap 21 965617879, ja estou na setima semana, e meu caso é tão severo quanto o da dona deste blog

      Delete