Sunday, March 27, 2011

A Volta Dos Que Não Foram

Amanhã, faz 7 semanas.
A evolução da descamação nos ombros está sendo bem mais lenta do que a do pescoço. Certamente, a renovação celular é mais lenta nessa região. Ainda está descamando, mas nada que assuste alguém que veja. Meu cabelo está caindo bem menos. Está num nível já bem aceitável.
Após o banho, devido à água quente, o resquício das manchas fica mais evidente. Ainda tem bastante coisa, mas, em condições normais, elas estão bem discretas. Só as das pernas que ainda estão bem acinzentadas e cascudas. O hidratante continua sendo essencial. Sem ele, vejo que ainda há muita descamação por todo o corpo, mas, depois que eu passo, disfarça bem. De qualquer forma, felizmente, acho que daqui a umas duas semanas devo estar praticamente curada. Se Deus quiser. Só que não tenho dúvidas de que, se não tivesse tomado a injeção de corticóide, a história teria sido bem diferente.
Sendo assim, eu, que não fui a nenhum lugar, me sinto a personificação da frase "a volta dos que não foram".

Monday, March 21, 2011

Peeling corporal

Hoje, completou-se a sexta semana. Estou começando a me reconhecer de novo...
A pele seca continua. Acho que a fase crítica do pescoço e do queixo passou. Agora, a região mais afetada é a dos ombros, principalmente a do direito. As manchas disformes se espalharam e clarearam, restando, basicamente, a pele bem ressecada. Após passar o hidratante, o pescoço e o queixo estão bem aceitáveis. Continuo esfoliando para retirar a pele morta. Às vezes, molho uma pequena parte da minha toalha e passo onde ainda não consegui retirar tudo. Após o banho, com água morna, as manchas ficam temporariamente muito piores (acho que o ar-condicionado tem o mesmo efeito), mas em condições normais, nem a luz branca anda prejudicando tanto a aparência das lesões. Estou bem melhor, mesmo, graças a Deus. O estado da pele dos ombros está bem feio. Não há esfoliação, toalha molhada ou hidratante que revolva, mas, se seguir a mesma evolução da região do pescoço, daqui a uns dois dias, vai estar bem melhor.
Meu rosto tem uma área com pele seca (testa e laterais, em volta do rosto), mas é quase que imperceptível. Está ótimo. Sinceramente.
O creme da Victoria's Secret não resolve muito nesse estágio. Mesmo passando-o várias vezes, os ombros continuam bastante ressecados. Estava com a suspeita de que o Lactrex estava irritando minhas manchas e as deixando mais vermelhas (até pq, em alguns lugares, ele arde um pouco tb...), mas acho que foi a coincidência de passá-lo após o banho. Deve ter sido a água morna, mesmo. Hoje eu só passei o Victoria's Secret após o banho e as manchas ficaram tão vermelhas quanto quando estava passando o Lactrex.
As lesões na parte de trás das pernas estão bem mais claras, meio cinzas, mas continuam cascudinhas, embora um pouco menos. As manchas na parte da frente das pernas estão sumindo. As da virilha também.
Hoje, caiu bastante cabelo. Ontem, comecei a passar a fórmula na minha cabeça e a tomar duas cápsulas de Pantogar por dia... Por enquanto, acho 3 por dia uma exagero... talvez eu mude de idéia, sei lá.

Friday, March 18, 2011

(R)Evolução

A médica ficou muito satisfeita com o meu estado hj. Ela falou que posso passar hidratante quando eu quiser, me passou um esfoliante facial para o corpo, só para tirar a pele morta, mm (como eu estava fazendo antes...). Ela explicou que era pra ter cuidado, não esfoliar durante muito tempo. No rosto, 1 vez por semana; no corpo, pode ser todo dia. Vou usar o que eu tenho até acabar e, se necessário, compro o que ela recomendou... Ela me pediu um exame de sangue e me passou uma fórmula para o cabelo, contra a queda. Já mandei fazer na Farmacotécnica (não confio mais na Farmogral). A fórmula fica pronta amanhã.
Ela descartou o diagnóstico de Eritema Multiforme.
Minhas axilas estão muito melhor. As manchinhas estão bem mais claras... Eu diria que as piores regiões, a essa altura, são o pescoço, embaixo do queixo e os ombros. Os ombros estão bem manchados, manchas disformes, com as bordas mais avermelhadas e com bastante descamação. O pescoço estava assim e agora está mais próximo de como está o corpo, mas com o ressecamento mais intenso. Enquanto isso, o corpo está mais claro um pouco... eu perguntei pra médica se ela achava que eu ia ficar manchada e ela disse que ia voltar tudo ao normal. Ela estava bem confiante, então, eu fiquei bem tranquila. Nesse estágio, as manchas no corpo me deixam meio morena, pq o vermelho vai clareando para uma cor meio dourada (o dourado que eu fico quando bronzeio)... mas um dourado mesclado com o branco da minha pele... Enfim...
As lesões da perna estão mais claras, mas continuam bem cascudinhas. A médica disse pra eu esfoliar principalmente o corpo e não tanto essas.
Decidi passar o Victoria's Secret hj à tarde, mas nem ele aliviou tanto assim.
Ah! E ela disse que a suspeita é de que o organismo que causa a Pitiríase Rósea de Gibert é a Rickettsia.

Wednesday, March 16, 2011

Chegou a vez da cobra

A injeção de corticóide (Diprospan) é uma maravilha... As manchas estão bem mais claras. As do pescoço estão evoluindo, finalmente: se espalhando, clareando, descamando. Meu rosto está bem melhor; bem melhor, mesmo. O vermelho na testa está bem discreto; na verdade, de todo o rosto, com exceção da mancha da pálpebra direita, que está vermelhinha e alta. O queixo está bem melhor tb, inclusive embaixo. A mancha continua grande, alastrada, mas está significativamente mais clara (em comparação com o que estava, e com o pescoço, que está bem feio, embora esteja melhorando). Meu colo, onde apareceram as primeiras manchas, está voltando ao normal, e a região central das costas, entre os ombros tb. Acho que essa parte das costas está quase normal... impressionante... Ainda tenho algumas perebas bem cascudinhas (pela descamação). São principalmente as das nádegas (que nunca foram muitas) e as das pernas (que são várias). As mini manchas estão se esparramando, várias com leve descamação e bem mais baixas, além de estarem clareando... Se não fossem as do pescoço e a do queixo, acho que estaria dando para eu sair de casa. Em geral, o aspecto encaroçado praticamente acabou. Há algumas altinhas na mão e antebraço (parte externa) esquerdos, talvez em alguns outros lugares, mas a pele está bem mais lisinha, mesmo estando ressecada . Aliás, por falar em pele ressecada, acho que estou começando a conseguir imaginar como um réptil se sente. Nunca imaginei uma coisa dessa. Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito, mas muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito seca. Eu nunca fui muito fã de passar hidratante, mas, sem ele, não tem a MENOR condição. A pele está sem elasticidade e arde horrores, e a pior região é a do queixo e pescoço. A médica recomendou passar o hidratante após o banho, que eu tomo sempre à noite antes de dormir, mas é inviável não passar de manhã ao acordar. A pele fica repuxando. Eu estou literalmente trocando de pele. Está escrito na embalagem da loção hidratante (Lactrex) que a hidratação é regeneradora, mas, sinceramente, acho que o Victoria's Secret aliviava mais e por mais tempo... Tem hora que ele  (o Lactrex) dá uma ardidinha, tb (o que não sei se é bom), mas nada comparado ao outro com 20%, é claro.
E estou gostanto muito dos shampoos (Klinse, que é o anti-caspa, e Klinse N, que é o neutro). Continua caindo bastante cabelo, mas acho que diminuiu, sim, e, como disse antes, não dá para esperar milagre de um shampoo (ainda mais em tão pouco tempo), né? Amanhã é dia de usar o anti-caspa de novo. Vamos ver se sinto alguma diferença.

Oscilando entre melhor e pior?

Quero comentar sobre a vermelhidão das manchas. Há uns dois dias entendi o porquê de eu sempre achar minhas manchas mais vermelhas à noite. Eu não tinha parado pra pensar sobre isso, exatamente, mas algumas vezes percebi que as manchas pareciam estar melhor em alguns momentos, mas piores em outros, principalmente, à noite. Pois é. É a luz. A luz natural não realça tanto o vermelho e a luz branca, sim. Como à noite eu só me via com a luz artificial (as lâmpadas aqui em casa são quase todas fluorescentes), eu parecia estar pior. Cheguei a pensar que talvez a luz branca piorasse as manchas e elas ficassem, de fato, piores, mas fiz umas experiências, alternando entre luz natural e artificial, e parece que, não. Minha impressão é de que são as características da cada tipo de iluminação, mesmo... Achei isso interessante.

Monday, March 14, 2011

Novo tratamento

Fui à dermatologista da minha mãe. Com ela, consegui um horário hj mesmo, sendo que com a da minha colega talvez eu conseguisse amanhã. Facada, por facada, a consulta das duas tinha o mesmo preço e a da minha mãe tb é muito conceituada. No início, ela estava bem convencida de que era Pitiríase Rósea, mas ela disse que nunca tinha visto um caso tão grave e começou a se questionar se não seria Eritema Multiforme, que seria uma alergia a algum medicamento. Pelas fotos que eu vi, só se a minha manifestação for muito leve... De qq forma, ela me passou uma injeção de corticóide, dois shampoos (um anti-caspa e um neutro) e uma loção hidratante. A injeção não doeu quase nada e foi dose única. Diz ela que ela age durante 3 semanas. Ela quer que eu suspenda qq medicação não essencial... ela queria cortar meu Pantogar... Aliás, ela disse que a dose correta de Pantogar são 3 por dia... eu estava tomando um e eu estava bastante satisfeita antes de começar a ter o problema de novo (que eu atribuo a essa doença, seja pela questão emocional ou pelas lesões descamando no couro cabeludo)... Eu resisti bastante, então, ela disse que um só eu poderia continuar tomando. Ela cortou minha vitamina B e C e o Nasonex (que eu estava usando por conta de uma alergia nas vias respiratórias). Ela disse que o Glifage (para meus ovários policísticos) não tinham efeitos colaterais na pele, então, eu podia manter. Eu falei que estava tomando um anti-concepcional, mas ela não sugeriu suspender o uso dele, não...
Ela disse que minha dermatite seborreica era "importante" e ela tinha toda razão. A chuva de pele morte estava inadmissível... Tomei banho e usei o anti-caspa. Achei muito bom... parece até que já fez algum efeito... mas posso estar enganada.
O hidratante tb é bom.
Antes de ela sugerir o Eritema Multiforme, ela tb recomendou uns 10 minutos de sol por dia para a pitiríase rósea, mas não sei se vou continuar tomando sol, não. O barbatimão tá fora da jogada. Ela disse que, apesar de não estar comprovado, não é um virus. Ela disse que era outro organismo, entre um virus e alguma outra coisa... Ela disse os nomes, mas eu não lembro. Ela disse que está em uma árvore, alguma folha, o vento carrega no ar e a gente inspira...
Ela tb me mandou evitar gordura animal... não lembro se ela disse o motivo...
Ela quer me ver de novo na sexta de manhã.

Uréia: quanto mais nem sempre é melhor

Acabei de chegar do médico. Ele disse que uréia a 20% é para sola dos pés e palmas das mão. Ele perguntou se não ardia quando eu passava. Sim, ardia, mas... Ai, que saco. Resumindo, ele disse que poderia piorar a situação, pois irrita mais do que hidrata. No corpo, hidratante com no máximo 10% de uréia. Mas eu falei que mesmo sendo a 20% não hidratava tão bem quanto o da Victoria's Secret...
Tb fiquei com medo de usar o barbatimão... e de estar tomando sol demais tb...  Será que vou ficar manchada?...
O médico disse que a evolução do meu caso não está normal, que há manchas muito inflamadas ainda, que apareceram muitas em lugares atípicos. Eu perguntei se ele já havia tratado alguém com pitiríase rósea e ele disse que várias pessoas, que é uma doença bastante comum, que geralmente não é tão severa como no meu caso, mas que já tinha tratado gente com casos graves tb... As pessoas estão me convencendo a procurar outro médico... Ele me mandou ficar até quinta-feira só passando o hidratante (pode ser o da VS) e a pomada Drenison e tomar no máximo 10 minutos de sol, desde que seja o da manhãzinha e do fim da tarde. Diz ele que se tomar demais, há grandes chances de manchar principalmente o pescoço... A partir de sexta-feira, não devo passar nada para que, caso seja necessário, eu possa fazer uma biópsia na segunda. Ele disse que poderia ser uma espécie de psoríase (não gravei qual a espécie...)
Tô deprê...
Falei do cabelo com ele. Ele disse pra eu dobrar a dose de Pantogar pq minha pele está em estado intenso de renovação, precisando de muitos nutrientes e está tirando de outros lugares... Dá vontade de chorar.
Uma colega minha conversou com uma dermatologista que ela disse ser muito boa e essa mulher disse pra ela que, se o diagnóstico for esse mesmo, leva no mínimo 2 meses pra passar... Talvez eu vá lá me consultar com ela... que desânimo.

Saturday, March 12, 2011

Está chovendo...

A coceira na cabeça foi bem menor hj, mas continua. Em determinado momento, eu estava com a cabeça baixa, coçando e vi uma chuva de pele morta! E não parava de cair, não... O couro cabeludo deve estar todo descamando, não tem outra explicação. Ca-ra-cas... Hj caiu muito cabelo... Depois que eu lavei, a "chuva" diminuiu um pouco, mas ainda tem bastante. Acho que o jeito é esperar acabar toda a descamação... vamos ver. Enquanto isso, quem não sabe, provavelmente acha que estou com caspa.
Meu medalhão está bem clarinho, agora... está sumindo...
Hj eu deixei uma lasca do tal barbatimão de molho em um copo d'água por umas horas e depois tomei. Não sei se não esperei o suficiente, mas não achei o gosto amargo. É mais pra gosto de casca de tronco de árvore, o que não é gostoso, evidentemente, mas é tranquilamente tragável. Pretendo fazer isso por cinco dias. Já deixei um copo pronto pra amanhã. Tb coloquei 3 lascas de molho em 1 litro de água fervente. Depois do banho, me sequei e borrifei a água (que já estava fria) nas lesões (acabou sendo no corpo todo) e esperei secar. Pode ser que não dê em nada, mas não custa tentar.
Há mini manchas nos meus braços que estão mais claras, começando a espalhar, mas descamação: quase nada (ainda?)... As do pescoço continuam bem vermelhas, embaixo do queixo está muito feio (até por elas estarem se espalhando) e o rosto nunca esteve tão ruim. A maquiagem disfarça, mas está bem manchado. Não vale nem a pena tentar dizer todos os lugares... Em geral, há muitas dessas "novas" em fase de se "esparramarem", e isso não quer dizer que esteja melhor, pq elas ficam mais evidentes...
Eu consegui tomar sol hj de manhã.

Mais fotos

Cá estou eu, 3 dias depois. Pelas fotos, não sei se a diferença está muito grande, mas, ao vivo, tenho a impressão de que sim... Meu pescoço já esteve melhor, as lesões menos vermelhas, mas pelo menos elas não estão tão altas...
Hj uma pessoa me recomendou barbatimão... não sou muito de remédios naturais, mas acredito que eles funcionam, sim. Supostamente, ele é anti-inflamatório e cicatrizante. Fiz um litro para passar após o banho e um copo para tomar (mas tenho que esperar a água ficar rosinha e até agora, nada)... Já me avisaram que é amargo... sou meio fresca pra essas coisas, mas vou tentar...
A cabeça continua coçando... e o cabelo caindo...


Friday, March 11, 2011

Rósea...

Minhas mãos, meus braços, minhas axilas, as laterais do meu tronco (seguindo a linha das axilas), meus ombros, meu pescoço... estão todos tomados pelas mini lesões, a grande maioria delas é alta. Todas essas surgiram, ou começaram a surgir, há 8 dias. Nos ombros e no pescoço, elas não são tão altas, nem em tanta quantidade (no caso do pescoço, a Drenison ajudou).. Tb há muitas na parte de cima das coxas, mas elas não estão em uma parte que fica normalmente exposta, então, não me incomodam tanto...No tronco tb há inúmeras (não só nas laterais), tanto na barriga, como nas costas, e elas tb são altas, mas elas não são tão vermelhas... são mais pra rosinha... elas apareceram (em grande quantidade) em praticamente todos os lugares entre as maiores que já estavam lá, onde ainda havia pele "boa"... Essas mais antigas estão bem mais claras e espalhadas... Agora, sim, entendi o significado de rósea no nome da doença... Na barriga e nas costas, estou praticamente cor-de-rosa... toda rosada, mesmo...
Minha cabeça está coçando bastante... estou supondo que é por causa de toda a descamação das lesões no couro cabeludo... na cabeça não tem como passar hidratante. Meu cabelo ainda está caindo muito...
Meu ombro direito e antebraço esquerdo estão coçando... o antebraço direito tb está um pouco... não estou entendendo, pq não parece ser a coceira característica da "multiplicação", e tb não é devido à descamação, pq praticamente não há descamação nessas áreas... Passei mais hidratante... parece que deu uma aliviada...
Ontem o dia foi nublado por aqui, mas hj eu consegui tomar meu banho de sol... estive pensando sobre o porquê o sol ajudaria. Acho que é pq ele deve ter alguma ação secativa sobre elas. A pasta d'água tb tem essa propriedade... quanto mais essas porcarias descamam, mais rápido é o processo de melhora delas. Por isso, acho que a esfoliação tb tem ajudado. Enquanto elas não começam a descamar, elas não estão melhorando. Muitas parecem não aumentar de tamanho sem descamar antes... Essas mini, mesmo, continuam vermelhinhas e altas há dias, sem dar o menor sinal de descamação. Uma ou outra, está descamando aqui e ali, mas a maioria esmagadora: nem sinal... Nem o sol parece estar ajudando. Talvez o sol comece a fazer algum efeito depois que elas começam a descamar... A renovação celular na pele do rosto é bem maior do que na pele do corpo e as mini que apareceram no buço estão descamando.
Meu medalhão está bem mais claro e o (que eu considero) medalhão secundário (aquele que apareceu na coxa interna perto da virilha, o que me levou ao pronto socorro no início da doença) está bem clarinho. Ambos estão ressecadinhos, mas estão, aparentemente, perto de voltar à cor normal da pele.
As minhas do colo, parecem estar finalmente sumindo. Se o pescoço estivesse melhor, eu já estaria arriscando algumas blusas com alguma abertura no decote. Ainda está um pouco avermelhado, mas está bem melhor e foi justamente nessa região que elas surgiram primeiro, depois do medalhão...
Estou gostando do creme da Victoria's Secret. Como eu comprei esse com 20% de uréia, eu passo primeiro esse e depois o da Victoria's Secret... mas meus ombros ainda estão coçando... o que será isso?... Dentro das orelhas (sim, das duas) tb coça de vez em quando, mas essas lá dentro certamente estão descamando.
Bom, agora é torcer para fazer sol amanhã de novo.

Wednesday, March 9, 2011

A luz no fim do túnel

Foi engraçado. À tarde, decidi fazer minha sobrancelha no meu espelho de aumento e observei que aquela mancha grande do meu queixo estava soltando outra pele... tive a impressão de que depois que ela saiu, a mancha estava um pouco mais clara... Decidi passar o esfoliante em todas as manchas descamando pelo corpo hoje no banho. Vamos ver como estarão amanhã.
Após o banho, passei meu hidratante com 20% de uréia, mas... é estranho... ele logo some, então, pensei em fazer uma experiência com o meu Victoria's Secret. Passei por cima do primeiro e a sensação está bem melhor.
Meus braços continuam horríveis. Venho passando Drenison nos antebraços e mãos. Vamos ver como estará amanhã. Se não estiver melhor, vou parar, pq, por algum motivo, não está dando nenhum resultado nessas regiões... Meu rosto está bem ruinzinho tb: várias na testa e ao longo da linha do cabelo (vi uma grande hj que nunca tinha observado, mas ela é bem clara... sei lá), uma no canto do olho direito (que eu não tinha visto antes), as duas abaixo da sobrancelha, o queixo, o buço. Aquela na borda do nariz sumiu, mas hj vi duas leve descamações, uma em cada pálpebra. Eu vinha sentindo uma coceirinha de vez em quando, mas só fui ver alguma coisa nesses locais hj... nas pálpebras!
Em compensação, meu colo está bem melhor. Não está mais encaroçado... não fiz nada, a não ser tomar sol... As do pescoço continuam um pouco avermelhadas, mas não estão mais tão altas, tb, não... Se não fossem essas mini, eu estaria bem melhor. Elas estão dominando todas as partes mais claras. É impressionante. Nas partes internas dos braço e nas axilas está demais! Em termos de regiões expostas, até nos ombros a situação está feia.
De qq forma, estou me sentindo bem melhor hj, graças a Deus. Estou mais otimista. Vou torcer para continuar fazendo um solzinho de manhã.

Fotos do monstro

Hesitei muito, mas decidi colocar algumas fotos. Na verdade, não dá pra ver tão bem assim. Daí o motivo de eu ter colocado várias. De repente, o que não se vê em uma, é possível ver na outra...
Acho que as duas primeiras são as mais fiéis. As duas últimas dão a impressão de que as manchas estão bem mais claras do que, na realidade, estão...
Eu tinha acabado de tomar meu banho de sol e de passar o hidratante.
Acho que a Drenison não está tendo nenhum efeito nos meus braços. Só vou passar mais hoje... Voltei a passá-la no meu pescoço hj de manhã. Achei que estava empolando de novo...
A mancha no meu queixo, que tinha ficado muito vermelha ontem após a esfoliação, hj de manhã estava rosinha de novo.


Tuesday, March 8, 2011

ET

Hoje de manhã fez um solzinho. Moro em apartamento, mas colei uns adesivos nos mamilos e deitei ali perto da janela (o sutiã tampa partes bastante afetadas, então, improvisei). Supostamente, os raios UV ajudam a diminuir o tempo de duração das manchas. Bom, eu sou muito branca e questionei meu médico quanto a me expor ao sol com a pele toda vermelha, se não iria manchar permanentemente, mas ele disse que uns 5 minutos não teriam esse efeito. Após a exposição, achei as bichinhas mais ressecadas... não sei se isso quer dizer algumas coisa. Mais claras... bom, eu não estava exatamente esperando um milagre. Não, não acho que elas ficaram mais claras ainda... Se amanhã fizer sol, vou tentar novamente.

Tinha uma encomenda para buscar hoje "no mundo lá fora", então, saí com blusa de mangas compridas e echarpe enrolada no pescoço... parecia um ET, e mesmo assim não cobre tudo. Minhas mãos estão muito encaroçadas. Ontem à noite comecei a passar Drenison nas mãos e nos antebraços... ainda não vi nenhuma melhora significativa...

Acho que o Zovirax não está fazendo muito efeito... ele aparentemente cortou a coceira no início, mas ontem eu tive que tomar o Allegra antes de dormir. Estava coçando além do normal e acho que não era coceira de pele ressecada, não, mas fica difícil ter certeza. De qq forma, as mini manchas apareceram nas coxas, sim. Em menor quantidade, mas há várias. E nas axilas tb. Antes só havia das maiorzinhas e hj notei várias das mini.. Agora, será que se eu não estivesse tomando o Zovirax, teriam aparecido mais ainda? Será que estou tomando uma dose insuficiente de Zovirax? A posologia é de cinco por dia, sem contar o período noturno. Eu deixei de tomar alguns. Ontem e hj só tomei quatro. Quer dizer, ainda vou tomar mais um, mas vai ter que ser de madrugada... Será que para o meu caso eu teria que tomar uma dose superior à especificada na bula? Não sei, mas não poderia ser tão leviana a ponto de tomar esse tipo de decisão sem orientação médica, né?... Me auto-medico, mas tudo tem limite...

Bom, meu hidratante estava acabando, então, comprei um com 20% de uréia. O bichinho arde (ou faz arder :)). Não imediatamente, mas ele certamente é mais forte do que o outro eu estava passando.

Passar maquiagem no rosto estava meio estranho pq ela tampava a vermelhidão, mas, como as manchas estavam descamando, a região estava ficando muito esbranquiçada. Eu não estava conseguindo disfarçar a descamação. Tentei tirar com a unha, mas não estava saindo tudo, então, hj tive a idéia de passar um esfoliante facial durante o banho. De fato, eu diria que tirou toda a descamação, mas uma mancha em especial ficou muito mais vermelha... A maior mancha de todas, que fica no meu queixo.... é que a pele já estava sensível e mais fina, e eu fui e passei o esfoliante, o que irritou um pouco mais, eu acho. Ficou muito feio. Depois do hidratante, passei maquiagem pra meu marido não ver... A maquiagem ficou boa, pelo menos isso... Na verdade, estou bastante confiante de que essa vermelhidão excessiva vai melhorar em, no máximo, dois dias. A pele está muito fininha... Acho que teria sido uma idéia melhor fazer isso na frente do espelho, para esfoliar o mínimo possível. Talvez eu tenha esfregado além do necessário, mesmo depois de o esfoliante já ter retirado toda a pele que estava soltando, mas como não tenho espelho dentro do box, eu não pude ter esse cuidado. Devia ter feito na pia, na frente do espelho, mesmo...

Achei meu pescoço bem melhor agora à noite; a pele menos encaroçada. Suspendi a pomada nessa região.

Fico vendo esse monte de gente pelada nos desfiles de Carnaval... todos com a pele tão lisinha... Tem cada coisa doida nesse mundo...

Monday, March 7, 2011

Mapa em alto relevo

Hoje, as manchas do pescoço amanheceram menos vermelhas, mas a pele continua toda encaroçada, assim como a do resto do corpo: costas, barriga, colo, braços, mãos... dos carocinhos, acho que só se salvaram o bumbum e as pernas, mesmo. Nas pernas, a maior parte das lesões apareceu na parte de trás das coxas. Há outras aqui e ali, mas a maior concentração está atrás das coxas mesmo. Nas canelas, há bem poucas e a maioria já começou bem clarinha... E tenho 3 no pé direito. No outro, não.

Tomo Pantogar contra queda de cabelo. Estava funcionando, mas há aproximadamente uma semana voltou a cair bastante, mesmo tomando o remédio... deve ser emocional, né?... Suponho que essa virose não afete o cabelo, mas, pensando bem, como eu tive várias no couro cabeludo, de repente, influenciou, sim... Eu li em algum lugar que elas aparecem principalmente na linha do cabelo. De fato, eu tenho algumas na linha do cabelo, mas será que eles procuraram embaixo do cabelo, ou simplesmente não viram por estar coberto? Além dessas, na linha do cabelo, tb apareceu uma na frente de cada orelha, duas abaixo da sobrancelha direita (uma no início da sobrancelha e outra, menor, na ponta), uma na têmpora direita, uma na borda esquerda do nariz, duas na região do buço (quase invisíveis, mas estão descamando), uma colada ao lábio inferior, quase no centro, três maiores no queixo e umas seis ou mais embaixo do queixo... no meio da testa apareceram umas mais claras, meio compridas... a testa está um pouco encaroçada tb, mas o resto do rosto, não. As do queixo apareceram já tem um tempo, já descamaram bastante e duas delas estão bem grandes, mas não são altas, só rosinhas; maquiagem esconde até bem as do rosto, que, em geral, são mais discretas. Mas embaixo do queixo, a pele é bem branquinha... só se eu passar a pasta d'água pra tentar esconder... :) As que saíram nos meus antebraços, se concentraram na parte interna, que tb é super branca... elas realçam pra burro... e agora encaroçado, então! E usar manga comprida o tempo inteiro seria bem legal se eu estivesse em um lugar frio... apesar de que, até que pra quem está em pleno verão no Brasil, anda fazendo vários dias fresquinhos... Por falar em verão, por haver essa suspeita de que é uma virose, ela apareceria mais em determinadas épocas do ano, supostamente, mais na primavera e outono. Alguém disse em algum lugar que no inverno tb... Bom, aqui no hemisfério sul, estamos no verão.

Hoje, quando eu estava passando o hidratante, teve uma hora que pensei: Meu Deus, não é possível que isso seja eu... Eu perdi todo o respeito com o meu marido! Ele está me chamando de Mulher Pipoca!

No entanto, apesar de eu estar ainda muito empolada, em vários aspectos eu estou melhor, sim. Só de o meu pescoço estar melhor é um alívio. Estava lembrando ontem que as primeiras manchas a aparecerem depois do medalhão (ou placa mãe) foram no colo. Impressionante como elas estão demorando a sumir. Elas estão maiores e ressecadas e razoavelmente vermelhas ainda. A mancha que apareceu colada no meu lábio inferior tb apareceu no início e não evoluiu nada durante um tempão. Coincidência ou não, acho que foi depois que comecei a passar a pasta d'água que ela começou a descamar e se espalhar.

Continuo sentindo coceira, mas é muito mais uma coceira de pele ressecada do que aquela do início... acho que o Zovirax ajudou e está ajudando, sim... É uma pena que meu médico não tenha tido a experiência ou bom senso para me passar isso no início... Agora quem tem que agüentar as conseqüências sou eu... E não tenho sentido qualquer efeito colateral da medicação, não.

E feliz aniversário pra gente. Bem ou mal, isso significa que um mês "já" foi...

Sunday, March 6, 2011

Fantasia de monstro

Acabei decidindo ficar com a fantasia de monstro, mesmo. Essas lesões menores no pescoço estão me chateando muito, então, pensei melhor sobre a Drenison e decidi passar por uns dias. Acho que as chances de "despiorarem" mais rápido é com a pomada com corticóide, mesmo... Nas outras áreas, voltei a usar o hidratante com uréia. Talvez volte pra pasta d'água depois...  A região está meio quente. Deve estar inflamado, né? Continuo com o Zovirax.

Eles dizem que banho quente piora temporariamente a vermelhidão e é verdade. Banho frio, eu não consigo, e banho morno, achei que piora do mesmo jeito. Passar o hidratante (acho que é o ato de esfregar a pele) tb as deixa temporariamente mais vermelhas... E, eu não vi ninguém falando sobre isso, mas à medida que as manchas vão ficando mais velhas e vão descamando, elas vão ficando mais claras, mas mais espalhadas, então, melhora por um lado, e piora pelo outro... Elas vão ficando mais claras, mas maiores (além de bem ressecadas, como já mencionei)... aparentemente, elas vão clareando primeiro no centro, mas as minhas ainda não estão nesse nível, não. Tem hora que eu acho que algumas estão começando, mas é ainda muito sutil. Meu medalhão está atualmente com uns 3cm por 5cm. Ele está mais claro, mas triplicou de tamanho... O centro dele parece estar clareando.

Amanhã é aniversário de um mês da minha pitiríase rósea, ou, pelo menos, da primeira vez que vi o medalhão. A dor de garganta veio antes, mas não sei se o tempo médio de duração se conta a partir do aparecimento do medalhão... De qq forma, devo ter mais umas duas a três semanas dessa relação de ódio pela frente, no mínimo.

Fantasia de Carnaval

Então... Comprei a pasta d'água e o Zovirax, e não comprei o genérico, não, embora, de fato, o preço seja assustador, mas, no ano passado, tive duas experiências ruins com remédios: um deles genérico e o outro manipulado por uma farmácia de renome e tradição aqui em Brasília  Não confio mais. Preferi gastar essa nota preta e garantir o pouco do resultado que já não deve ser grande coisa, mesmo, por eu estar tomando a medicação já nessa fase mais avançada da doença. Sem tomar um anti-histamínico, já achei que a coceira diminuiu bastante. Ontem ainda estava coçando um pouco, mas hoje está ainda melhor. No mais, acho muito difícil de essas novas lesões serem brotoeja... Ando passando a pasta d'água desde ontem (três vezes ao dia) e elas não diminuíram nada. Sem contar que, apesar de elas estarem em maior concentração no pescoço e no colo, há muitas nos antebraços, nas mãos e no tronco... não é possível que seja brotoeja... infelizmente... Nem todas são lá tão vermelhas, mas elas são altas... E aí vem a explicação sobre o título desse post: esse carnaval estou passando fantasiada de fantasma! As manchas estão em quase todo o meu corpo e a pasta d'água deixa tudo branco, né... Após o banho, ontem, antes de dormir, me olhei bem e não vi nenhuma melhora significativa, não, eu quase desisti da fantasia, mas senti que a pele estava meio quente na região do pescoço e coçando, então, decidi passar a pasta. Ela ajudou nesse aspecto, sim. Pelo menos em mim. Mas está muito empolado... nossa, por um lado, acho que até prefiro ficar olhando para essa pele praticamente pintada de branco a ver essas manchas...

Que saco...

Às vezes coça dentro do meu ouvido direito... certamente apareceu uma lá dentro... tb tem uma na orelha esquerda que já está descamando. Entre as nádegas, tem umas quatro. Isso, onde dá pra contar, né? Nos outros lugares, sem chance. Tb tenho várias no couro cabeludo. Não dá pra ver, mas coçava bastante antes. O fato de as lesões ficarem ressecadas e descamando tb propiciam o prurido, é claro. Pele seca coça.

De qualquer forma, o tal aqueous cream não é o mesmo que pasta d'água, não. Pelo que li, ele é um tipo de hidratante (não-oleoso, com óleo de parafina) que substitui o sabonete. Não achei nada ainda que correspondesse a isso aqui no Brasil... 

Bom, por enquanto, acho que só queria colocar alguns links onde há informações básicas sobre a doença (vários sites dizem literalmente a mesma coisa. Pelo menos esses não são tão repetitivos):

http://pozemedicale.org/Portugal/Doencas_da_pele/Pitiriase_rosea-fotos.html

Só lembrando o quanto somos especiais, pelas estatísticas, somos aproximadamente 1 em cada 714!!

Friday, March 4, 2011

Cisne Negro

No início, foi a coisa mais engraçada. No sábado, dia 5 de fevereiro de 2011, fui assistir ao filme Cisne Negro com meu marido e um casal de amigos. Quem viu sabe que é um filme que impressiona. Não que ele seja exatamente ótimo, mas com tantos filmes nada marcantes por aí, esse definitivamente deixa uma marca na gente. Bom, dois dias depois, eu senti uma coceira nas costas, na altura do meu ombro direito. Fui olhar no espelho e vi uma mancha vermelha de uns 2cm por 1cm... Meus olhos arregalaram... meu queixo caiu... meu Deus, o que é isso? Estou virando o Cisne Negro! Quem viu o filme sabe do que estou falando. Mostrei ao meu marido, que teve a mesma reação que eu. Ficamos chocados, mas não podíamos deixar de ver a graça... Tentei me consultar com meu dermatologista, mas ele estava com a agenda lotada, então, acabei indo a um clínico geral, que pediu uma raspagem... Não coloquei muita fé nele e acabei não fazendo. Depois as manchas começaram a aparecer pelo tronco e começou a coçar. Não era um prurido assim tão intenso, mas incomodava. Terminava de coçar um lugar, imediatamente dava vontade de coçar em outro. Depois do banho, vi outra mancha bem grande na coxa interna, perto da virilha... Me assustei... Desse jeito não dava... Me vi obrigada a ir a um pronto socorro, onde a médica me diagnosticou com alguma alergia, só não se sabia ao quê. Ela me passou um Allegra 180mg por dia e um xarope com corticóide duas vezes ao dia por 5 dias. Comecei a tomar e a coceira melhorou, então, achei que ela estivesse com razão. De qualquer forma, continuei tentando um encaixe com meu dermato e, no dia seguinte, consegui. Eu fui lá mais por desencargo de consciência, porque, pelo menos da coceira, eu estava melhorando, então, eu só queria que ele me confirmasse que eu estava com alergia, mesmo. Levei um choque quando ele disse que não era. Mas o que é, então? E foi aí que eu ouvi falar pela primeira vez da maldita Pitiríase Rósea de Gilbert.
Digamos que a graça acabou aí, né? Há suspeitas de que isso seja um tipo de herpes (tipo 6 ou 7, não tem a ver com a herpes labial, que é tipo 1), não tem cura, só se tratam os sintomas (no caso a coceira), ela some sozinha, com o tempo, mas pode durar até 12 semanas... 12 semanas... Isso são 3 meses... Depois que comecei a ler sobre essa doença, me lembrei de uma dor de garganta super estranha que eu tive um tempo antes... Já tentei precisar quando foi, mas não sei ao certo. Acho que foi por volta do dia 31 de janeiro... Como já tive muitas amigdalites, percebi que não era igual... Era como se eu estivesse com uma afta GI-GAN-TE no fundo da minha boca. Doía para engolir, doía se eu abrisse a boca toda... Mas não era a mesma dor de amigdalite. Como eu suspeitei que fosse afta, sabia que ia melhorar com o tempo, e melhorou, mas foram uns 4 dias antes de passar completamente, e, mesmo depois que passou, logo apareceu outra menor (parecia uma afta normal) perto da arcada dentária inferior, e depois dessa apareceram mais duas, uma sucessiva à outra. Antes de ler a respeito da doença, achei que fosse acidez do estômago (eu tenho problema de refluxo)... bom, depois descobri que já era a pitiríase, porque lesões tb podem aparecer dentro da boca e em 69% dos casos ela pode começar com alguma aparente infecção nas vias respiratórias superiores (dor de garganta sendo uma delas) ... Pelo que o médico me disse, eu tenho uma deficiência imunológica a esse tipo específico de vírus. Aparentemente, 90% das pessoas têm o vírus da herpes labial, mas ele não se manifesta em todo mundo. Da mesma forma, não é em todo mundo que esse tipo de herpes se manifesta. Tb não se sabe como se pega. Meu médico disse que pode ser no ar ou por toque, mas não é considerada contagiosa... Nos Estados Unidos, ela dá em aproximadamente 0,14% das pessoas... Isso é 14 em cada 10.000, né?...
Meu dermato suspendeu o corticóide pq "não se deve tomar corticóide assim à toa, desnecessariamente", então, eu fiquei tomando o Allegra, mas não estava sendo suficiente para conter a coceira. Voltei nele, ele viu que as manchas estavam mais inflamadas (vermelhas) e ele me passou o corticóide de novo, para tomar por no máximo 5 dias. Ele disse que se eu sentisse melhora com 3 dias, eu poderia tentar suspender. Eu fiz isso. Na verdade, primeiro eu diminuí a dose, para não cortar de vez, vi que o prurido não piorou com a dose menor, e então eu suspendi.
Que saco, essa doença... mais manchas continuaram a aparecer... elas apareceram nos antebraços, nas mãos, no pescoço, nas pernas, no rosto... Meu caso é severo... 50% das pessoas nem tem coceira... Achei que a porcaria estava se espalhando demais e comecei a ler sobre isso na internet. Sites em português são meio limitados, e eu falo inglês muito bem, então comecei a pesquisar em sites em inglês. Bom, vi algumas recomendações para um antibiótico e tb para um antiviral. Continuando minhas pesquisas, vi que foi feito um estudo com o antibiótico e foi constatado que ele não era eficaz, então decidi voltar ao meu médico para ele me prescrever o antiviral, pois li que ele funciona em 73% dos casos... não sei qual é a confiabilidade desse dado, mas depois de 3 semanas com isso, eu estava topando qq coisa... Sabe o que o médico me disse? Que minhas manchas já estavam bem melhores, mais claras, a maioria já tinha descamado (elas são assim, elas descamam), que o estado já estava regredindo e que esse antiviral, para ter algum efeito, tinha que ser tomado logo no início pq o que ele faria é impedir o virus de se multiplicar e, portanto, evita que mais manchas apareçam... Fiquei pensando: é mesmo?... Só tem efeito no início da doença?... E por acaso eu estava lá pela primeira vez?!?!?!?! Aí ele veio se explicar que não era comprovado que a causa era de fato o tal vírus ou que o tratamento com Zovirax ou Famvir era eficiente... Putz!! Mas ele por acaso me passou alguma outra coisa para a doença em si?? Ele só me passou para os sintomas! Se não há nenhuma outra medicação conhecida, custava ele me passar essa porcaria quando eu fui lá na primeira vez?? Meu Deus, será que ia me fazer algum mal?? Tanta gente toma Zovirax por aí e até hoje só ouvi reclamação quanto ao preço! Mas se eu poderia estar 30% (ou sei lá quanto!) menos monstruosa hoje, já estava bom, caramba!! Isso eu estou desabafando aqui. Lá no hora eu só fiquei olhando pra ele, ouvindo as explicações... agradeci e vim-me embora... Obrigada o caramba! Desde o início ele disse que havia a suspeita de que era herpes, então ele sabia que se fosse pra tratar tinha que ser naquele momento, pôxa... Ele disse que, a não ser que elas ainda estivessem surgindo, não tinha sentido passar o antiviral.
Olha, é triste... que ele pelo menos me desse a opção: pode ser que não funcione, vc quer tentar? Pelo menos eu teria tido a possibilidade de decidir no momento apropriado...
Então, ele me disse que o máximo que ele podia fazer era me passar um hidratante com uréia, mas como eu já tinha um em casa, fiquei com o meu, mesmo. Até disse a ele que eu já tinha passado algumas vezes, mas não tinha sentido diferença... Tb o questionei quanto a passar a pomada Drenison nas lesões. Ele disse que pomada com corticóide não se passa por mais de 15 dias, pois ela afina a pele, aumenta a tendência a estrias e sei lá mais o quê... Eu tinha passado durante alguns dias e achei que tinha melhorado um pouco, mas diante disso, deixa essa pomada pra lá... Só sei que no início eu nem tinha nada no pescoço, depois elas foram aparecendo e aparecendo... e agora não tem maquiagem que esconda mais, principalmente de ontem pra hoje, e a coceira voltou... ainda não voltei a tomar o Allegra, mas acho que vou ter que fazer isso, sim. E estou suspeitando de que o prurido é indício de que o vírus está se multiplicando... De ontem pra hoje apareceu uma quantidade grande na região do pescoço e do colo que não estava lá... Como eu ando passando muito hidratante (e eu tenho pele oleosa), me questiono se não é tipo uma brotoeja, até porque, como eu estou tendo que usar roupas que me tampem toda, tem hora que fico com calor mas não posso tirar a roupa. Perguntei à minha mãe o que se usa em neném quando ele está com brotoeja e ela disse que ela usava pasta d'água... Coincidentemente, acabei  de ler um comentário num site em inglês de uma pessoa que disse que estava usando "aqueous cream" e que estava funcionando com ela. Ela disse que as manchas estavam mais claras, as lesões estavam sumindo e que reduziu a coceira... Não tenho certeza, mas há grande probabilidade de aqueous cream ser pasta d'água...
Bom, em pleno carnaval, sem chance de conseguir falar com o médico antes de quinta-feira, talvez nem na quinta, então acho que eu mesma vou me medicar... Não tem cabimento, gente... essas manchas que andam aparecendo são todas mini (em comparação com as outras). No colo e no pescoço, elas são em grande quantidade, mas apareceram várias nos antebraços e no tronco tb...E essa coceira ?!?!? Ele só pode estar se multiplicando de novo... ou ainda... Só sei que eu estou um monstro e enquanto algumas lesões parecem, de fato, estar melhores, houve essa piora clara de ontem pra hoje... Eu só não sei se é a pitiríase ou se é brotoeja, mas se a mulher que tb está com pitiríase rósea está passando o tal aqueous cream e está ajudando, acho que eu poderia tentar, pq se for brotoeja, deve ajudar de qq forma... a vantagem de ser carnaval é que tenho uma semana para tentar melhorar antes de voltar à vida normal...
Eu gosto muito de escrever e acho que é até uma terapia, então, queria desabafar e talvez ajudar alguém que tb esteja com esse problema por aí, que não saiba falar inglês e não tenha como pesquisar em sites melhores do que esses em português... Nunca tive um blog antes, mas provavelmente vou continuar escrevendo até me ver livre dessa doença, então, até a próxima.